Para garantir o acabamento ideal em um processo de pintura, é necessário investir em materiais e equipamentos eficazes durante a etapa de preparação. Justamente por isso, é comum surgirem dúvidas a respeito de qual lixa usar para massa corrida.
Também conhecida como PVA, a massa corrida é um material que serve para nivelar, corrigir, revestir e rebocar superfícies à base de concreto, alvenaria, gesso ou fibrocimento. Diferente da massa acrílica, a fórmula é mais sensível às ações do tempo, sendo indicada para ambientes internos e livres de umidade.
Para você saber mais sobre os atributos e descobrir quais são os melhores tipos de lixa para massa corrida, a Tintas Duas Irmãs preparou este artigo recheado de informações. Achou interessante? Continue a leitura e confira!
Por que lixar massa corrida?
Antes de saber qual lixa para massa corrida usar, é necessário entender o motivo desse processo ser tão importante. Além de nivelar e corrigir imperfeições, o lixamento serve para abrir os poros da superfície, facilitando a absorção de tinta durante a cobertura.
Dessa forma, é possível garantir maior aderência e durabilidade à pintura, proporcionando um acabamento uniforme de qualidade. Fora isso, o processo diminui os riscos do surgimento de problemas nas superfícies, como descascamento, bolhas ou amarelamento.
Qual tipo de lixa é mais indicado para massa corrida?
Entendendo a importância da prática, é hora de descobrir qual é a melhor lixa para massa corrida. Assim como outros acessórios de pintura, existe uma ampla variedade de opções do item, oferecendo os mais diversos atributos.
Entre as versões, está a lixa-massa, desenvolvida especialmente para superfícies com massa corrida ou acrílica. Encontrado em folhas separadas ou rolo, o material é popularmente reconhecido por apresentar um costado avermelhado, sendo disponibilizado em diferentes numerações.
Gramaturas
A numeração de lixa refere-se diretamente à gramatura (grana) do material, ou seja, a quantidade de grãos por centímetros quadrados presentes no item. Enquanto as lixas mais grossas possuem números menores, sendo normalmente utilizadas para desgaste pesado, as mais finas, possuem números maiores, indicadas para dar acabamento de forma delicada.
A numeração das lixas pode ir de 40 até 1.200 ou mais, sendo que as opções mais indicadas para massas variam de 150 a 400. Na hora de lixar, recomenda-se começar o processo com uma opção mais grossa e finalizar com uma mais fina.
Cuidados
Sabendo qual lixa usar para massa corrida, é importante atentar-se na hora de escolher entre as opções. Afinal, vale investir em produtos de qualidade para garantir máxima eficiência.
Na Tintas Duas Irmãs, você encontra diversas opções incríveis, oferecendo o máximo de qualidade e eficiência. Ainda há o Suporte Para Meia Lixa Plástica Atlas, que apresenta um formato de apagador, garantindo ainda mais praticidade. Conheça!
Dicas para melhorar o lixamento de massa corrida
Agora que você já sabe qual lixa usar para massa corrida, que tal garantir algumas dicas para facilitar o processo? A seguir, veja alguns fatores para levar em consideração na hora de colocar a mão na massa.
Prepare a superfície e o ambiente sem esquecer dos EPIs
Aplicar e lixar a massa corrida faz parte da etapa de preparação da superfície. Antes disso, é necessário verificar as condições da área e proteger o ambiente à sua volta, para não surgir nenhum problema durante o processo.
Certifique-se que a superfície não apresenta nenhum tipo de patologia, como umidade, mofo, etc. Se houver, trate-a antes de aplicar a massa. Proteja espaços que não deseja danificar com papelão e fita crepe. Feito isso, não esqueça de colocar os EPIs, que incluem: óculos de segurança, máscara de proteção, capacete, calçado fechado e luva de látex nitrílica.
Opte por lixas novas
Mesmo que você já saiba qual lixa usar para massa corrida e tenha uma em casa, a dica é optar por opções novas quando começar um projeto. Isso porque, com o passar do tempo, lixas usadas perdem as propriedades, o que pode atrapalhar e aumentar o tempo do processo até obter resultados satisfatórios.
Varie a gramatura para facilitar o processo
Como citado, variar a gramatura da lixa pode facilitar o processo. Ao usar lixas mais grossas no começo, é possível ganhar tempo, diminuir o desgaste físico e aumentar a produtividade, da mesma forma que finalizar com uma mais fina garante um acabamento delicado e uniforme.
Caso a massa esteja completamente seca, por exemplo, a dica é começar usando uma lixa de grana 120 para cortar rebarbas. Depois, para melhorar o acabamento, utilize uma lixa de grana 180.
Aposte em truques
Apostar em alguns truques na hora de usar uma lixa para massa corrida também pode contribuir muito para o processo. Um deles é lixar a superfície em rotação, repetindo sempre o mesmo movimento em determinada área para remover imperfeições e deixar a superfície mais lisa.
Outro truque bastante utilizado por pintores e pintoras é fazer o lixamento utilizando uma lâmpada para iluminar a superfície. Isso ajuda a revelar os defeitos da massa e facilitar a correção.